Clica, por mim e por ti

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Falta de sono e obesidade

A relação entre o déficit de sono e o excesso de peso já foi demonstrada por alguns estudos. Crianças que dormem menos têm mais tendência para acumular quilos e mais probababilidades de vir a ser obesas. Uma nova investigação realizada em Hong Kong vem agora mostrar que dormir mais ao fim de semana, compensando assim o sono em falta durante a semana, previne o excesso de peso e a obesidade.




Entre as crianças que domem menos de oito horas por noite durante a semana, as que dormem até mais tarde ao fim de semana e nas férias diminuem significativamente a probabilidade de virem a ter peso em excesso.



O estudo demonstrou que as crianças mais pesadas são as que dormem menos ao fim de semana. E também as que passam mais tempo a fazer trabalhos de casa e a ver televisão.

O estudo foi publicado no número de Novembro da revista Pediatrics. Foi realizado ao longo de um ano e envolveu 5159 crianças com idades compreendidas entre os cinco e os 15 anos.



Promover boas noites de sono e mais tempo a dormir ao fim de semana são portanto medidas favoráveis para a saúde das crianças de um modo geral, mas importantes também para o controlo do peso em particular. Para além do facto de as crianças que dormem menos fazerem menos exercício pois estão demasiado cansadas para se mexerem, pensa-se que há factores hormonais que condicionam a relação entre déficit de sono e excesso de peso.

Este artigo encontrei-o no iol.pt
Portanto, se pensam que uma pessoa engorda por dormir muito ficam engandos...estou a ver que tenho de dormir pouco para engordar :p

Sem comentários:

Enviar um comentário